Pesquisa aponta que em 2019 o consumo de podcasts cresceu 67% no Brasil.

O podcast é uma das mídias mais que vem crescendo nos últimos anos e para celebrar o Dia do Podcast no Brasil, que acontece nesta segunda-feira (21), a plataforma Deezer revelou uma pesquisa indicando que os programas de áudio sob demanda cresceram 67% no país durante este ano.

Este estudo foi feito com base em dados de serviços de streaming como Spotify, Apple iTunes e Google Podcasts. A própria Deezer, distribuidora de programas em áudio, também usou seus dados no levantamento e viu o consumo da mídia crescer 177% em sua plataforma durante os últimos 12 meses.

Em geral, a pesquisa aponta que a adesão aos podcasts tem sido maior no Brasil do que em certos países no exterior como na França e Alemanha, onde o formato teve um crescimento de 50% em um ano.

Além disso o estudo também revelou que os brasileiros são bastante engajados com o formato, pois 25% dos ouvintes no Brasil tendem a consumir mais de uma hora de programas em áudio por dia.

Com os podcasts conseguindo manter a atenção do público por uma grande quantidade de tempo, a mídia vem ganhado a atenção de empresas de publicidade, que estão investindo em novas formas de anunciar dentro do serviço.

Além disso, companhias de renome no mundo do streaming, como Spotify e Deezer, estão investindo no segmento por meio de programas originais e a tendência é que o setor veja seus rendimentos subirem nos próximos anos.

De acordo com um levantamento da PwC, os podcasts devem movimentar uma receita publicitária de US$ 1 bilhão em 2019 globalmente, com o valor subindo 21,3% até 2023.

 

Fonte: tecmundo.com.br