Os vários canais do Marketing Digital

Assim como o Marketing tradicional, o Marketing Digital possui várias ferramentas, canais e formatos diferenciados. Hoje, vamos focar nos canais: como um planejamento coerente pode influenciar no uso dos mesmos? Descubra a importância e o melhor uso de alguns deles:

1. Blogs
O blog é um dos canais mais importantes do Marketing Digital, muitas vezes relacionado com o Marketing de Conteúdo. É por meio dele que a empresa se conecta com seu público, transformando visitantes em possíveis clientes e conquistando os clientes atuais com conteúdo de qualidade. Com total controle sobre ele, você pode promover seus produtos, trabalhar conteúdo interessante sobre seu tema, criar um diálogo com seus visitantes e até solucionar dúvidas sobre seu segmento ou produto/serviço. Os blogs requerem poucos recursos financeiros e podem ter um retorno muito grande, se trabalhados com qualidade. Eles envolvem o uso de dois recursos para resultados, chamados SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization). Ambos são de extrema importância para aumentar a qualidade do tráfego de seu site e seu posicionamento em ferramentas de busca.

2. Anúncios patrocinados ou PPC (Pay per Click)
Nem só de resultados orgânicos vivem os sites de busca, afinal, eles precisam ganhar (muito) dinheiro de alguma maneira. Sua principal fonte de receita acaba sendo o anúncio patrocinado, também chamado de PPC (Pay Per Click, ou pague por clique, em tradução livre). Com este recurso, o anunciante paga para aparecer acima da concorrência nos resultados de busca. A Google AdWords é uma plataforma popular de inserção de anúncios, onde você trabalha com segmentação para melhorar o tráfego. Um anúncio bem feito é uma oportunidade de negócios valiosa para ampliar a popularidade de seu site, garantindo que você fique em destaque no mercado.

3. Mídia Display ou Ad Networks
Equivalentes aos outdoors e panfletos do Marketing tradicional, a mídia display consiste no trabalho com banners e anúncios gráficos em sites. Eles apresentam o conteúdo ao consumidor de forma mais visual, garantindo espaço publicitário mais dinâmico. As Ad Networks são redes que centralizam e distribuem esses anúncios em vários sites, tomando a frente na mediação de anúncios. Essa evolução permite que você trabalhe fora de suas barreiras, alcançando mercados mais distantes.

4. E-mail Marketing
Como uma forma de contato direto, autorizado e estratégico com o consumidor (afinal, ele te dá autorização para usar seu e-mail e mostra interesse em acompanhar seu conteúdo), o E-mail Marketing é um recurso inteligente que deve ser utilizado de forma criativa e dinâmica. Por que esse cuidado todo? Simples: pense que seu usuário deve receber pelo menos 5 e-mails diferentes por semana (ou, em alguns casos, por dia) em sua caixa de entrada. Se você não for interessante e chamar a atenção, pode acabar na lixeira sem ao menos ser lido. Não importa ter uma lista gigante de e-mails e morrer na praia: é preciso disparar conteúdo de qualidade para assegurar conversões, por isso, um planejamento adequado é essencial.

5. Redes Sociais
Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Tumblr… Você deve conhecer pelo menos uma pessoa que use cada uma delas. As redes sociais estão em todo lugar, são utilizadas o tempo todo, e ao mesmo tempo, promovem conteúdo como nenhuma outra ferramenta. Ao contrário dos blogs, você não possui 100% de controle sobre as redes, afinal, elas estão abertas ao público e os usuários podem comentar, compartilhar e promover seu conteúdo a sua maneira. Mas vamos olhar pelo lado positivo: nunca na história da publicidade e do Marketing houve uma forma tão acessível de obter feedbacks de seu público. Use isto a seu favor! Projete seus objetivos nas redes e faça um planejamento adequado a fim de garantir o melhor uso delas.

Novos formatos e canais de Marketing Digital surgem todos os dias na Internet. Por isso, devemos estar sempre atentos aos conceitos básicos das plataformas, acompanhando as novas tecnologias e seus desdobramentos. Os melhores resultados vêm com um planejamento adequado, que deve ser feito por profissionais. Conte com a FireFish nessa missão: entre em contato conosco e faremos um planejamento efetivo para alcançar seus objetivos!