O que estudar para trabalhar com marketing digital

Uma das áreas de trabalho que mais têm crescido no Brasil e no mundo é o marketing digital. Muitos profissionais têm se aventurado nesse segmento com o objetivo de migrar de atuação, aumentar rendimentos, alavancar vendas ou, quem sabe, iniciar uma nova carreira. É por isso que tem se falado tanto sobre marketing digital e suas diversas ramificações.

Marketing não é uma palavra estranha ao grande público, porém poucos conseguem expressar o seu verdadeiro significado. Podemos simplesmente entender esse termo como o conjunto de ações que são usadas para divulgar, explorar ou entregar valor para um produto ou serviço destinado a um público específico. Comerciais, campanhas publicitárias, atendimento pós-venda e muitos outros aspectos podem ser abraçados como pertencentes à estratégia de marketing.

E o que dizer do marketing digital? Nada mais é do que considerar a aplicação dessas estratégias dentro do campo virtual, como pela internet ou por meio de dispositivos móveis. Até mesmo o envio de SMS, que não utiliza a internet, pode ser considerado uma estratégia de marketing digital.

O que aprender no marketing digital?

Agora que entendemos o que é marketing digital, podemos partir para o que é necessário aprender para começar a trabalhar na área. Vale ressaltar, entretanto, que esse é um ramo em constante evolução. Além de esta lista não pretender ser algo definitivo e universal, pode ser que mudanças no mercado acabem trazendo à tona outras habilidades indispensáveis para quem quer trabalhar na área.

Comportamento do consumidor

Entender como o consumidor se comporta é essencial para criar estratégias que consigam atrair a atenção dele. Em se tratando do público online, é preciso fazer um estudo diferenciado, pois as pessoas agem de forma diferente quando estão atrás da tela de um computador ou smartphone.

Mídias sociais

Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp são apenas algumas das ferramentas que um bom profissional de marketing digital precisa dominar. Entender o funcionamento dessas mídias pode ajudar a criar as estratégias corretas para atingir o público certo.

Publicidade online

A publicidade no meio digital é diferente daquela aplicada no mundo real, por isso é importante estudar novamente esse assunto, mas com o foco no ambiente online. Entender como as campanhas e ações podem ganhar relevância com as estratégias certas pode representar a diferença entre sucesso e fracasso.

Métricas

No meio digital, as métricas são o que revelam se uma estratégia está dando certo ou não. Entendê-las e saber como elas funcionam pode ajudar muito os profissionais do marketing digital.

SEO e conteúdo

Dominar a arte de criar conteúdo e saber posicioná-lo nos mecanismos de busca também é importante. Essas habilidades técnicas são muito requisitadas por empresas que buscam os profissionais de marketing digital.

 

Fonte: Tec Mundo