NOVIDADES

Blog, Destaques

09 jan: O que é um e-commerce?

Um dos maiores fenômenos na internet atualmente, o E-Commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial na Internet. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, contando com leilões, comércios de bens e serviços entre organizações e para consumidores.

O E-commerce permite que compras e diferentes transações sem barreiras de tempo ou distância. Esse meio de vendas expandiu-se rapidamente nos últimos anos, contando com previsões de expansão progressiva, derrubando as fronteiras entre comércio convencional e eletrônico.

Tipos de E-commerce
Os negócios entre empresas designam-se por B2B (“Business to Business”, ou negócio para negócio, em tradução livre) ou B2C (Business to Consumer, quando se dirigem aos consumidores).
Os negócios B2B representam centenas de transações, seja como clientes ou fornecedores. O comércio eletrônico proporciona amplas vantagens competitivas sobre os métodos tradicionais, sendo mais rápido, barato e conveniente do que os métodos tradicionais. Para os negócios B2C, as vantagens são as mesmas, além de contar com maior contato com o cliente e aumento do apelo visual, com vitrines interativas e muito mais versáteis.
Mesmo sendo um meio eficiente de estratégia, para garantir o sucesso de sua loja online é preciso estar atento a determinadas condições. Veja algumas delas:

– Para começar um negócio online é melhor encontrar um produto de nicho que os consumidores tenham dificuldade em encontrar. Não precisam ser produtos ou serviços 100% exclusivos, mas sim que estejam direcionados a um público mais específico.

– É necessário avaliar se é melhor criar um site próprio para E-commerce a partir do zero ou adaptar o novo formato a um site já existente, através de uma seção de loja online ou de um software próprio. É importante deixar sua loja em destaque para garantir seu sucesso!

– Para diversos tipos de mercadoria o processo logístico associado à entrega é um problema, como por exemplo as garrafas de vinho, enquanto outros tipos não carecem de cuidados especiais no seu manuseamento, como é o caso dos livros. Avalie com coerência se a entrega é viável para seu empreendimento antes de embarcar em um planejamento de E-commerce.

– Será necessária uma estratégia para conduzir tráfego qualificado à loja online e para seduzir os clientes a repetirem a compra sempre que tiverem necessidade dos nossos produtos. Para isso, você precisa ter em mente qual é seu público-alvo e as pessoas que sua empresa busca atingir. O conhecimento de público ajuda na montagem do E-commerce, relacionando um planejamento confiável de Marketing Digital.

O E-commerce pode ser uma atividade lucrativa, mas não se pode ganhar dinheiro do dia para a noite. É essencial prestar atenção nos detalhes, estudar suas condições e mensurar os investimentos que serão feitos. Para isso, conte com uma agência de Marketing Digital como a FireFish no desenvolvimento de seu E-commerce. Nós estaremos presentes no passo a passo da construção do negócio online, acompanhando sua empresa nos passos mais importantes rumo ao sucesso na internet!