NOVIDADES

Blog

14 fev: Formas de alavancar sua empresa usando a tecnologia

Quem acaba de abrir uma empresa ou já possui um negócio há um tempo e busca inovação, deve aproveitar os inúmeros recursos que a tecnologia atual oferece. Há opções que podem agilizar processos, ampliar oportunidades de negócio e estreitar o relacionamento com consumidores e colaboradores.

A boa notícia é que muitas dessas soluções são gratuitas ou têm preço que cabem no bolso. Outra vantagem é que elas podem ser exploradas por empreendedores de diversos portes, desde Microempreendedor Individual (MEI) até grandes fabricantes ou indústrias. Gostou da ideia? Então confira algumas formas de alavancar sua empresa com o uso da tecnologia!

1. Tenha uma ferramenta de distribuição e acompanhamento de tarefas, para que os colaboradores organizem sua rotina e otimizem seu tempo em atividades que realmente importam.

2. Use aplicativos de anotação, como o Google Keep e o EverNote, para controlar seus compromissos e tarefas. Essa também é uma forma de salvar aquelas boas ideias que surgem no meio da noite ou durante o happy hour com os amigos.

3. Explore alguma suíte de trabalho de uso remoto para contornar situações de emergência. Um bom exemplo nesse caso são as ferramentas de trabalho da Google — documentos, planilha e apresentação —, que permitem a criação, edição e armazenamento em nuvem de diversos arquivos.

4. Utilize ferramentas de comunicação remota, como Skype e WhatsApp, para fazer reuniões e alinhar processos quando isso não for possível presencialmente.

5. Prepare treinamentos online para que sua equipe possa desenvolver novos aprendizados e acompanhar mudanças internas. Isso pode ser feito com ferramentas de apresentação ou até mesmo em formato de vídeo.

6. Tenha um serviço de e-mail que possa ser disparado em caso de comunicados para toda a empresa. Assim todos ficam por dentro daquela reunião ou evento obrigatório.

7. Amplie suas oportunidades de negócio, ao criar conteúdo online direcionado a seu cliente ideal em um blog ou site empresarial.

8. Use nesse caso termos de pesquisa explorados por essa persona para elevar as chances de ranqueamento em motores de busca, como o Google. Já as potencialidades dessas palavras-chave podem ser melhor visualizadas graças a serviços, como: SemRush, Google Trends e Answer the Public.

9. Acompanhe também a evolução de suas estratégias de marketing digital por meio de recursos como o Google Analytics. Logo ainda saberá quando elas funcionam ou quando devem passar por ajustes.

10. Aproveite as possibilidades que redes sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter, têm a oferecer. Isso inclui a escolha da plataforma e conteúdo adequados para seu público-alvo. O desempenho aqui pode ser acompanhado com serviços, como o Facebook Ads e Instagram for Business.

 

Fonte: TecMundo