NOVIDADES

Destaques

15 out: Google lança orientação por voz no Google Maps para deficientes visuais.

No dia 10 de Outubro é comemorado o Dia Mundial da Visão, e para comemorar esta data a Google lançou seu novo recurso “Guia de voz” para o Google Maps. Ele foi desenvolvido para facilitar, principalmente, a utilização das pessoas com deficiências visuais, mantendo-as frequentemente informadas sobre o trajeto a partir de informações sonoras.

A locomoção até um lugar desconhecido utilizando o auxílio do Google Maps não é uma tarefa complicada para muitas pessoas, só é preciso olhar o trajeto na tela do celular e identificar o local exato onde deseja chegar. Mas para as pessoas cegas ou com baixa visão, essa tarefa é mais complicada, chegando a se tornar quase impossível, pois elas não podem se guiar por informações visuais.

O novo Guia de voz terá atualizações contínuas para ajudar pessoas com baixa visão a terem uma boa noção de sua localização atual, fazendo com que as mesmas se mantenham no percurso correto. Caso ocorra um erro no trajeto, o recurso irá enviar um alerta e reprogramar a rota da viagem com novas informações sonoras.

Este recurso também será útil para usuários com visão perfeita, pois dará mais segurança aos usuários que estão indo a um lugar pela primeira vez, minimizando a necessidade de consultar a tela do celular e pode evitar acidentes em situações em que os pedestres utilizam o smartphone enquanto atravessam a rua.

Para ativar o Guia de voz com as atualizações contínuas para navegação a pé em seu celular, basta acessar as configurações do aplicativo e selecionar a opção “Navegação”, desça até o final da lista e ative a opção “Orientação por voz detalhada”.

O recurso só está disponível nos idiomas inglês e japonês e começou a ser liberado no dia 10 de outubro para Android e iOS. Os novos idiomas devem ser introduzidos em breve.

 

Confira o vídeo de apresentação do Guia de voz desenvolvido com a ajuda da Wakana Sugiyama, analista de negócios da companhia:

https://youtu.be/7PEbPYy56XI

 

Fonte: Tec Mundo.