Baidu anuncia pequeno dispositivo de tradução instantânea

Conhecida como uma da gigantes asiáticas, a Baidu acaba de revelar a sua mais nova iniciativa na área de tradução. O pequeno dispositivo da foto acima é o que a empresa considera ser um tradutor definitivo, capaz de transmitir instantaneamente frases do inglês para o japonês ou chinês e vice-versa. Menor do que um smartphone convencional, esse dispositivo não faz mais do que alguns aplicativos já são capazes de realizar. Porém, o aparelho também vem integrado com a capacidade de funcionar como um roteador WiFi, servindo como um suporte para aqueles que estão em viagem e não possuem uma conexão à internet.

Porém, a Baidu afirma que o trunfo do pequeno dispositivo (que parece não ter um nome oficial ainda) é a sua confiabilidade na tradução. Usando inteligência artificial, sistemas preditivos e aprendizagem computacional, o aparelho promete realmente ser um tradutor definitivo para viajantes que visitam países estrangeiros.

A empresa pretende iniciar as vendas do aparelho em breve na China e tem planos de levá-lo para o vizinho Japão em seguida. Embora não tenha dito com todas as palavras, parece óbvio supor que o pequeno dispositivo, caso venha a obter êxito em sua missão, provavelmente passará a integrar novos idiomas no futuro. É uma pena que não há vídeos ou demonstrações do aparelho em funcionamento.