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22 jul: As dicas de Marketing Digital que tiramos da música

As estratégias de marketing digital têm sido uma ferramenta poderosa para crescimento de pequenas e grandes empresas, ampliando sua interação com seu público. Observando a indústria da música, podemos tirar algumas lições produtivas. Tanto em redes sociais como entre campanhas na web, as celebridades da música sabem administrar o conceito com ampla confiança. Será que os resultados dão certo, mesmo?

Tomemos como exemplo as redes sociais de Beyoncé e Lady Gaga, duas das maiores celebridades no mundo Pop. Observando o poder de um conceito de marca bem amarrado e a importância de se ter uma moeda de troca real ou simbólica para oferecer aos fãs/consumidores/usuários, ambas as celebridades fazem muito mais do que cativar e surpreender. Elas dão um show de Marketing Digital – é só parar para analisar! Confira algumas dicas que podemos tirar de ambas:

Lady Gaga: "bullying é para perdedores"
Lady Gaga: “bullying é para perdedores”

Posicionar-se é essencial
No século XXI, ficar em cima do muro quando o assunto é estar em meio aos variados furacões de assuntos polêmicos é, de fato, a pior opção. Isso se estende não só ao Marketing Digital, mas em toda a identidade virtual. Beyoncé e Lady Gaga são experts em tomar partido. Gaga tomou para si a luta contra o bullying, evitando a evolução de transtornos depressivos e, até mesmo, suicídios. Além disso, a artista também cantou em uma impactante campanha de conscientização da violência contra a mulher que, lamentavelmente, é bastante comum nos bastidores do show business. Assumir uma causa e lutar por ela não é obrigatório, mas uma vez feito, assuma um lado e lute até o fim.

Já Beyoncé empunha em uma mão o feminismo e na outra o Black Lives Matter, chamando atenção do mainstream para uma série de injustiças sociais históricas cometidas especificamente contra a população afro-descendente em vários países. Ambas batem na tecla de suas causas em fotos no Instagram, vídeos no Snapchat e posts no Facebook (olá, comunicação integrada!). É uma mensagem repetitiva, mas que adquire profundidade no tema de forma progressiva, a fim de que seus seguidores acompanhem a discussão e adquiram consciência sobre a gravidade dos problemas que existem na sociedade. Ter opinião é importante – saber promovê-la é mais importante ainda!

Reconheça a força de seu público
Atenção, tempo e, consequentemente, dinheiro, investidos pelos fãs nos materiais audiovisuais produzidos pelos artistas são coisas que merecem ser recompensadas. Um verdadeiro fã merece ser reconhecido pela dedicação e energia investidos com mais intensidade do que aqueles que não têm tanto envolvimento. A Mother Monster faz declarações muito emocionadas e homenageia intensamente seus little monsters, fazendo com que se sintam importantes.

A relação estreita com o público é a melhor aposta no Marketing Digital, pois estando próximo dos clientes, interagindo com eles e deixando-os terem voz em seu trabalho, você faz com que se sintam partes integrantes do projeto, como se ao trabalharem com sua empresa, eles sejam amplamente recompensados podendo “opinar” junto à empresa. É uma forma de conduzir seu trabalho a partir das preferências e necessidades dos clientes: mantendo-se próximo deles e garantindo que possam expressar do que realmente precisam de você.

Liderança continua sendo a chave
Já com Beyoncé, o tipo de reconhecimento é um pouco diferente. Ela chama seus fãs para engrossarem o coro. Com a força de sua imagem, reconhece que toda voz é uma voz capaz de gritar em conjunto. Beyoncé envolve e lidera uma onda de pessoas altamente engajadas, sejam como dançarinas e/ou ativistas. A recompensa dos fãs de Beyoncé é a mesma de um súdito para com a sua rainha: satisfação em vê-la executar sua ideologia e influenciar as gerações atuais e também as vindouras.

Beyoncé na campanha em defesa dos afrodescendentes
Beyoncé promove defesa dos afrodescendentes

Nesta demonstração, podemos entender o sentido de liderança e sua relação com o conceito: tornar-se um líder mostra que você pode guiar seu público pelo caminho do sucesso, mostrando sua força e sua identidade. A empresa de Marketing Digital conduz o cliente à realização, garantindo que seus interesses e desejos sejam atendidos e correspondidos. Reafirmar sua relação com o cliente requer tempo, dedicação e muito tato, mas após estabelecida uma relação de confiança, esta liderança vem como consequência natural, simplesmente delineando quem orienta as ações e quem as executa com êxito.

O legal disso tudo é que a gente pode perceber a todo tempo o quão importante (e poderoso) é ter um conceito bem formulado e uma comunicação integrada amarradinha em tempos de Marketing Digital. Dar destaque aos que mostram maior interesse e devoção, ou mesmo oferecer recompensas, é o que vai manter o fã empolgado e dedicado em sua posição de “hub” superengajado de informações. É dessa forma que serviços como aplicativos que recompensam com conteúdo exclusivo, tal como o Tidal ou o Got Music, conseguem maior número de adeptos. Você precisa cultivar suas relações com o cliente, estabelecer a cumplicidade e garantir-lhe os benefícios de seu trabalho. Este trabalho de conquista irá render os melhores frutos no trabalho em conjunto!

 

Fonte: Tenho Mais Discos Que Amigos