5G vence mais uma etapa e fica mais perto da realidade

Várias empresas cossignatárias do grupo de padronização de tecnologia móvel 3GPP aprovaram as especificações do release 15, que essencialmente deixa mais próxima a implantação comercial da 5G. Segundo informa a entidade nesta quinta-feira, 14, o release complementa o padrão das especificações para a 5G New Radio non-standalone, aprovado em dezembro do ano passado, e permite a implantação independente, além de arquitetura de rede fim-a-fim. Com isso, agora as especificações chegam em um “estágio oficial de finalização”, segundo o chairman da 3GPP Erik Guttman, em comunicado.

Mais de 600 delegados representantes de operadoras e fornecedores, além de outras verticais, estiveram presentes na plenária. “Os serviços comerciais 5G estão mais perto do que nunca com a finalização do release 15 do 3GPP”, afirmou o vice-presidente de arquitetura de acesso e padronização da AT&T, Hank Kafka. “O marco permitirá testes mais avançados usando equipamentos padronizados e pavimenta o caminho para nosso lançamento comercial da 5G em uma dúzia de cidades ainda este ano”, complementou.

O head de tecnologia e inovação da Telecom Italia, Enrico Bagnasco, afirmou que isso permitirá expandir o alcance das redes atuais para novos segmentos de mercado. “A disponibilidade de um quadro completo de padrões NSA [non-standalone] e SA [standalone] vai abrir várias opções para implantação da nova tecnologia, impulsionando uma nova geração de dispositivos”, declarou.

A China Telecom, por meio do EVP, Liu Guiqing, afirmou que planeja “liderar os esforços em verificar o desempenho especificado e otimizar os recursos inovadores por meio de testes de campo em várias cidades”. Declarou também que pretende trabalhar com o 3GPP para definir o release 16, considerado “crítico” para as aplicações de redes uRLLC (Ultra-Reliable Low Patency Cellular, ou conexão ultraconfiável de baixa latência, em uma tradução livre).

Fonte: Exame