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08 dez: 5 tendências do marketing digital para 2022

Se você é profissional de marketing ou tem um pequeno negócio, é importante ficar ligado nas tendências pro próximo ano, já que elas podem impactar totalmente nos seus planejamentos e estratégias.

1. Conteúdos audiovisuais
Eles sempre fizeram sucesso, mas é notável que após a pandemia de 2020 vídeos, transmissões ao vivo e conteúdos audiovisuais num geral cresceram muito. E todas as redes sociais estão refletindo isso, principalmente o Instagram e tiktok. Entao prepare-se para focar em vídeos institucionais, stories e lives.

2. Marketing interativo
Todos sabemos a importância de se ter engajamento e comunicação com o cliente. E ferramentas como enquetes, quizzes e perguntas nas redes sociais já se provaram muito eficazes, por isso a tendência é elas crescerem ainda mais.

3. Ser influente
É muito comum as marcas contratarem influencers da internet para realizar propagandas e falar sobre o produto. Mas tudo indica agora que algo que está ajudando a fazer empresas crescerem é os próprios donos se tornando influenciadores e se comunicando nas redes sociais. E promover seus próprios produtos é algo muito poderoso, e até libertador, já que o controle é maior e o custo que você gastaria é anulado. Além de que, não existe o risco de sua marca estar associada a outra pessoa.

4. Experiências com a realidade aumentada
A tecnologia vem progredindo muito e permitindo muitas ferramentas para ajudar nas compras, como visualizações 3D de produtos e edições que fazem parecer que estão na sua casa. Tudo indica que isso será um sucesso ainda maior nos próximos anos para ajudar nas decisões de compra dos clientes, e valerá muito a pena investir nisso.

5. Inteligência artificial e chatbot
Atendimento ao cliente por meio de chatbots e respostas personalizadas por robôs tem sido utilizado por muitas empresas. Além de facilitar a compra e ser mais rápido e prático, o chatbot também ajuda muito a comunicação com o cliente.

Além dessas tendências citadas, lembre-se de ficar ligado nas estratégias que estão diminuindo o alcance e não farão mais tanto sentido futuramente.