Wikipedia apresenta novos projeto na Campus Party Brasil 2012

Aconteceu no início da tarde desta quinta-feira uma das palestras mais esperadas da Campus Party Brasil 2012. Kul Wadhwa, o carismático diretor de desenvolvimento da Wikimedia Foundation, conquistou a plateia enquanto apresentava dois novos projetos da fundação: o Collabkit e o Ayoudo. O primeiro é uma ferramenta colaborativa e educativa para crianças e já está em fase de testes. Já o segundo pretende ser uma rede de mobilização. Guarde esses nomes, porque é possível que você ainda vá ouvir falar muito deles daqui para frente.
Wadwha também anunciou as próximas mudanças na Wikipedia. A fundação anda trabalhando para melhorar as ferramentas e o layout de edição dos verbetes. Além disso, tem se dedicado a procurar novas formas de quebrar as barreiras de acesso ao site. “Todos tem que acessar de graça o conteúdo, de qualquer lugar. Por isso, nosso foco tem sido o mobile”, diz. Embora não seja tão evidente, os três projetos estão interligados. Segundo Wadhwa, o conhecimento (Wikipedia) nos leva a aprender mais (Collabkit), que nos leva à ação (Ayoudo).
Brasil na Wikipédia
Lembra que a SUPER mostrou a iniciativa de algumas universidades brasileiras, que estavam incorporando a produção de artigos para a Wikipedia no currículo acadêmico? Pois é, Kul Wadhwa também comentou sobre a participação brasileira no site. Segundo dados da Wikipedia, os brasileiros são usuários mais passivos do que a média mundial. Para Kul, o Brasil precisa mudar esta realidade. “Precisamos que os brasileiros tomem o controle da Wikipedia em português. Porque o que começa na Wikipedia não fica ali, vai muito além”, afirma.

Por Carolina Vilaverde

Fonte: SUPER