Redes sociais lideram uso nos smartphones

Do ouvido para as mãos. A nossa forma de comunicação mudou e não foi só da casa da avó para o computador aos domingos à tarde. A forma como falamos ao telefone também foi alterada após o uso excessivo das redes socais. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa feita pelo Ibope Media divulgada essa semana. De acordo com o levantamento Mobile Report, as redes sociais e os programas de mensagens instantâneas são os mais usados pelos donos de smartphones no Brasil.

Na pesquisa foi constatado que as redes sociais e comunicadores ficaram em primeiro entre os serviços mais usados, com 78,8%, seguidos de perto pelo e-mail. Ao que tudo indica, o vício no relacionamento instantâneo e multipessoal desbancou a ligação um a um, proposta inicialmente pelos aparelhos.

Outro dado importante apontado pelo estudo é que as compras online por meio de aparelhos mobile começam a virar uma realidade. De acordo com a pesquisa, 13% dos entrevistados afirmaram ter realizado compras pelo smartphone. Surpreende também que, desse total, 36% disse ter gasto mais de 300 reais pelo smartphone. Os itens mais comprados são aplicativos, com 37%, ingressos, com 27%, artigos de moda, com 22%, aparelhos eletrônicos, com 19%, e eletrodomésticos, com 12%.

O que podemos concluir com isso? Além da mudança óbvia do comportamento de compras que migra a cada dia para o mobile, a forma como nos relacionamos uns com os outros também interfere em nossos hábitos e impulsos para concluir uma compra. Isso sem contar a necessidade de ter um smartphone e de se comunicar em tempo real 100% do tempo com quem conhecemos ou com quem nos faz desejar ser.

Fonte: Blog Mídia