Reconhecimento facial na hora das compras já existe

Quem nunca quis pagar algo apenas com um sorriso? A Alipay, empresa que administra as compras para a gigante chinesa “Alibaba”, lançou o primeiro sistema de pagamento utilizando reconhecimento facial para completar a venda. O sistema é chamado “Smile to pay” (sorria para pagar, em português) e funciona da seguinte maneira: você escolhe o produto no totem– hoje em dia, eles estão disponíveis somente nos restaurantes KPRO, da KFC e na hora de pagar, a câmera será ligada na sua direção e realizará o reconhecimento facial.

Após esse procedimento, será necessário autorizar a compra pelo seu celular. Claro que apenas um sorriso bonito não é suficiente para pagar a conta, é necessário possuir dinheiro no banco. Não se preocupe com sósias! De acordo com a empresa, a tecnologia é bem detalhista para identificar com precisão as pessoas. Segundo eles, a máquina reconhece o usuário até mesmo disfarçado com maquiagem ou perucas. Portanto, fique tranquilo: outras pessoas não vão comprar em seu lugar.

A tecnologia pode se popularizar na China, mas não será autorizada em todo o mundo. Por exemplo, nos Estados Unidos, as políticas sobre dados biométricos são extremamente rigorosas. Outro problema que pode ocorrer é quanto ao à confiança das pessoas em relação a entregar traços de seus rostos para uma empresa, mesmo que saibam que os dados devem ser mantidos em sigilo. Mesmo assim, ainda vale a possibilidade de se ter mais uma opção de pagamento rápido.