21 dez: O que é Inbound Marketing?
É sempre um grande desafio definir o que é Inbound Marketing. Não dá para resumir em algumas sentenças, pois o conceito é amplo e bem característico. Porém se há uma coisa que podemos afirmar é que o Inbound é uma forma de marketing que se encaixa perfeitamente nas necessidades e desejos do cliente, mesmo sendo um conceito novo.
A ação se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu público de forma direta criando um relacionamento que pode ser duradouro.
Expondo com mais clareza, Inbound Marketing é qualquer forma de marketing que visa ganhar o interesse das pessoas. Diferente da forma tradicional de marketing, o Outbound Marketing, que oferece diretamente produtos ou serviços aos clientes.
Alguns dizem que o Inbound marketing se divide em três pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Mídias Sociais. Mas reduzi-lo a isso é um tanto falho, pois não há limite para se fazer Inbound, a não ser a criatividade de quem o faz.
Estatísticas:
- Custa 62% mais barato que Outbound Marketing.
- Com o Inbound Marketing, empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma.
- A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%.
- Em média 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é imprescindível para as empresas, diante da economia atual.
- Conheça mais 25 estatísticas que comprovam os benefícios do Inbound Marketing.
Formas de se fazer Inbound Marketing:
Existem inúmeras, talvez infinitas formas de se praticar essa forma de marketing. Como o foco está em produzir e compartilhar conteúdo atraente conheça alguns formatos:
- Publicação de posts de blog;
- Divulgação de Infográficos;
- Ebooks e Whitepapers;
- Webinars e Podcasts;
- Relações Públicas;
- Questionários;
- Guest posting;
- Social Bookmarking;
- Fóruns online;
- Vídeos online;
- Marketing em Comentários;
- E-mail marketing;
- SEO;
- Conteúdo em Mídias Sociais;
- Estratégias em Blogs;
Podemos dividir o processo de Inbound Marketing em 5 etapas principais:
- Atrair tráfego;
- Converter visitantes em leads;
- Converter leads em vendas;
- Fidelizar os clientes e aumentar as margens;
- Encantar seus clientes e transformá-los em promotores;
Tudo isso deve se encaixar em Lugar, Tempo e Conteúdo. Quer dizer que quando produzimos e entregamos o conteúdo certo, no momento e no local correto, as pessoas absorvem melhor as informações e ficam mais propensas a interagir. Através do Inbound marketing, as marcas são encontradas mais facilmente na rede e os consumidores direcionados aos sites, através da geração de conteúdos que agreguem valor.
Fonte: Marketing de conteúdo
Achou interessante? Acredita que o Inbound Marketing tem tudo a ver com o que a sua empresa precisa? Aqui na FireFish podemos ajudar você.