Live, a nova ferramenta do Facebook

Em setembro do ano passado, o Facebook lançou uma nova ferramenta: a Live, que está se popularizando cada vez mais. Por enquanto, ele só funciona para usuários famosos, ou seja, aqueles com a conta verificada. Durante a transmissão, será possível curtir, comentar e até compartilhar o link para streaming.

As transmissões são feitas a partir do aplicativo do próprio Facebook nos celulares. A caixa de status ganha um novo botão, próprio para fazer as filmagens. Será possível, assim como em todos os outros tipos de postagens, escolher quem pode e quem não pode ter acesso a seus vídeos. Ao fim da transmissão, ele será postado na timeline do usuário, podendo ser excluído posteriormente. Além disso, você poderá salvar o seu vídeo no celular, se quiser editá-lo e compartilhá-lo em uma outra rede social.

Uma coisa muito legal dessa nova ferramenta é que é possível manter um contato com as pessoas que estão assistindo ao vídeo em tempo real. Enquanto você está gravando, uma caixa com os comentários aparecerá em sua tela, e você poderá comentar todos que quiser. Se você gravar em modo retrato, os comentários ao vivo aparecerão abaixo do vídeo. No modo paisagem, eles aparecerão no lado direito.

Como se trata de um aplicativo só para famosos (por enquanto), todos os usuários que seguirem ou curtirem a página que está promovendo a transmissão receberá uma notificação para acompanhar ao vivo.

Com isso, o Facebook entra em concorrência com sites conhecidos no ramo: Periscope e Meerkat, que ganharam força nos últimos anos fazendo a mesma coisa.