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13 set: Importância do Marketing 4.0

Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, escreveu “Marketing 4.0” para ajudar novos profissionais na jornada da mudança. O Marketing, assim como todos os setores, muda constantemente. Com a internet, a globalização se tornou inevitável e o mundo digital assumiu papel efetivo na relação entre empresa e consumidor.

A grande pergunta que fica na mente do empreendedor é a seguinte: como alcançar meu cliente de maneira efetiva? A nova dinâmica do mercado traz melhorias para você e seus clientes, garantindo mais produtividade e interatividade. O essencial nessa equação é entender o principal P do Marketing atual: Pessoas. O marketing digital e a tecnologia transformaram a maneira como fazemos negócios, contando com estruturas inovadoras, espaços para interação direta e diálogo aberto em todo o setor de comunicação. Para auxiliar no entendimento da renovação do setor, “Marketing 4.0 – Mudando de Tradicional para Digital” se tornou o guia perfeito nesse caminho de amplo conhecimento.

Aos 85 anos, o autor, pesquisador e Professor de Marketing Internacional da SC Johnson & Sons na Kellogg School of Management da Northwestern University, Philip Kotler, nos faz refletir cada vez mais sobre o assunto. “Marketing 4.0 é um esforço para olhar o marketing em uma dimensão diferente”, disse o autor em entrevista recente. “O marketing tradicionalmente foi orientado com a comunicação sendo chave, uma comunicação unidirecional, apenas rotulada de ‘Marketing Tradicional’. As boas fortunas foram construídas em marcas que nos atingiram continuamente como a Campbell’s e Kellogg’s. Mas conectividade e tecnologia alteraram a maneira como abordamos o marketing.”

Uma das mensagens do livro é que “qualquer empresa que quer sobreviver deve recorrer a essas novas ferramentas de mídia social e usar a mídia digital para facilitar a gestão de seus negócios”. Mas isso significa que devemos abandonar os meios convencionais? Não exatamente. No próprio livro, Kotler define: “Não estamos deixando o Marketing Tradicional. Estamos misturando o tradicional e o digital.”

O Marketing Digital favoreceu enormemente o desenvolvimento de empresas de todos os tamanhos. Com ampla oportunidade de alcance, pequenas empresas têm agora a possibilidade de competir com gigantes em seus setores. Tudo depende da consciência e conhecimento sobre as ferramentas disponíveis, que graças ao meio digital, são acessíveis a todos com prático custo-benefício. Sabemos que a tecnologia não é uma novidade que surgiu da noite para o dia, afinal, a internet surgiu oficialmente em 1990, com a criação da linguagem HTML.

Kotler acredita que a convergência tecnológica com o Marketing Tradicional é uma tendência contínua. O objetivo do novo livro, segundo o autor, é alertar que “o marketing deve se adaptar à mudança da natureza do cliente e aos caminhos do cliente na economia digital”. As empresa on-line já ocupam uma parcela significativa do mercado, então é essencial preparar as empresas para a expectativa de um mercado cada vez mais digital.

No núcleo do Marketing 4.0 , Kotler revela um novo conjunto de métricas de marketing com o objetivo de melhorar a produtividade. Esses caminhos alternativos facilitarão a jornada de compra, garantindo ao consumidor uma via facilitadora para suas compras e para o empreendedor, mais uma oportunidade de ampliar seus negócios.

A importância do P de Pessoas se revela nesse cuidado com a interatividade: a comunicação está cada vez mais humanizada. Com o Marketing Digital, é muito mais fácil aprender sobre as necessidades diretas e indiretas do clientes, seus interesses, desejos e os comportamentos que geram suas ações. Tornou-se possível impulsionar vendas, reconhecimento de marcas e aumento de parcerias, expandindo o olhar dos negócios. As campanhas on-line possibilitam experiências inéditas ao empreendedor, permitindo que transmita não só uma mensagem certa sobre sua empresa, mas sim uma identidade que também contempla seus serviços e produtos.

Com o Marketing Digital, o consumidor fica cara a cara com a empresa, mantendo uma relação transparente e amigável, ao mesmo tempo que extremamente produtiva e rentável para ambos os lados. Esse ambiente facilita a comunicação e não deixa que a empresa se perca em um universo de metas errôneas quanto à realidade de seu público.

Para garantir que esse relacionamento flua de forma saudável, é essencial trabalhar uma boa estratégia de Marketing Digital e contar com uma equipe profissional para administrar suas campanhas. Há muito a ser extraído do Marketing 4.0 , mas o mais importante é compreender a relevância do meio digital na equação do sucesso profissional nesta geração.