Facebook vai permitir busca por posts antigos

Os usuários do Facebook já podem fazer buscas sociais por atualizações de status, fotos, comentários e check-ins. A mais recente atualização da Graph Search (Busca Social) na segunda-feira (30) leva este recurso para um pequeno grupo de pessoas. A funcionalidade ainda está em testes, mas deve ser liberada em breve para os atuais usuários da busca.

Com o novo update, basta digitar em inglês, por exemplo, “Posts about futebol” (Posts sobre o tema futebol) para que você possa visualizar uma lista de publicações que mencionaram “futebol”, e isso engloba tanto suas publicações quanto as de seus amigos, e até de outras pessoas, se forem públicas. As buscas também exibem fotos nos resultados.

“Assim como tudo no Graph Search, você só verá o que foi compartilhado com você, incluindo posts compartilhados publicamente por pessoas de quem você não é amigo”, explica um comunicado oficial do Facebook sobre a novidade na busca social do site.

É possível personalizar ainda mais as buscas, com opções como “Posts written at Rio”, para publicações feitas no Rio de Janeiro, ou “My posts from last year”, que mostrará seus posts do último ano. Ou seja, é possível usar diversos tipos de filtro, como assunto, data e lugar.

A funcionalidade torna o Graph Search ainda mais social, e preenche a lacuna que faltava nas buscas. Afinal, era impossível fazer pesquisas tão amplas sobre os posts do Facebook. O máximo que se podia fazer era buscar no Registro de Atividades, que era limitado em relação a tempo, e não tinha tantas opções de filtragem de conteúdo publicado por terceiros.

Porém, se você está ansioso para testar a nova funcionalidade, saiba que ela ainda está em fase de testes e deve demorar um pouco para ser liberada para todos os usuários. A rede social confirma que ela está em pleno desenvolvimento e ainda pode sofrer alterações.

“Este recurso está sendo disponibilizado para um grupo pequeno de pessoas que já tem a Graph Search e vamos continuar melhorando a experiência ouvindo o feedback deles”, encerra a nota do Facebook. O Graph Search, ou Busca Social, ainda não está disponível para os usuários brasileiros, em português. Apenas para públicos que usam Inglês (EUA).

Fonte: TechTudo