Facebook usa inteligência artiticial para ajudar cegos a “ver” imagens

Australia

Com a ajuda da inteligência artificial, o Facebook desenvolveu um novo recurso de texto alternativo automático (“Automatic Alternative Text”) que descreve as imagens e que permite que estas sejam “lidas”.

Através da aprendizagem da máquina para identificar os objetos retratados, é desenvolvida uma tecnologia de reconhecimento de imagem. O software consegue reconhecer apenas 80 imagens familiares, precisando de alargar a quantidade de fotografias reconhecidas pelo sistema. Para já a aplicação está disponível para os utilizadores do Facebook que usam “screen readers” no sistema iOS mas pretende alargar-se a outras plataformas.

“A imagem pode conter: duas pessoas, sorrindo, óculos de sol, céu, exterior, água”, diz uma das legendas partilhadas pelo site norte-americano “The Verge”. “A imagem pode conter: pizza, comida”, pode-se ler noutra.

Atualmente, o recurso mais popular para os utilizadores cegos é o “Voiceover”. Mas esta aplicação apenas lê os elementos da tela em voz, sem qualquer legenda, o que resulta em descrições como “uma imagem” ou o nome do arquivo publicado, deixando a maior parte do conteúdo inacessível.

Fonte: Jornal de Notícias