NOVIDADES

Blog, Destaques

29 ago: Facebook começa a coletar dados de usuários do WhatsApp

O WhatsApp, anunciou uma nova política de privacidade na qual os usuários permitem compartilhar dados de sua conta com o Facebook. O objetivo dessa mudança é compartilhar dados como o número de telefone cadastrado e o tempo que o usuário passa no aplicativo. Descubra agora como isso pode te afetar.

Afinal, o que mudou?

Desde 2014, quando o Facebook comprou o que é hoje o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, não houve nenhum tipo de mediação dos dados dos usuários entre as duas empresas. A empresa justifica a mudança como forma de “implementar melhorias nas experiências entre os serviços nos próximos meses”, além de melhorar seus sistemas de segurança, bem como o combate a spams.

A mudança nos termos de serviço também possibilitará “melhores sugestões de amizade e anúncios mais relevantes” no Facebook. Além da rede social, o compartilhamento dos dados também será válido para outros aplicativos que fazem parte da família Facebook, como o Instagram.

Sigilo de dados e criptografia

Apesar do compartilhamento de informações não ser opcional, a empresa promete sigilo dos dados em relação a terceiros, garantindo não disponibilizar seu número de telefone à anunciantes.

Além disso, a empresa promete não comprometer a criptografia de ponta-a-ponta que o aplicativo oferece. As mensagens criptografadas continuarão sendo privadas e ninguém, até mesmo o Facebook, poderá ter acesso as suas mensagens. Outros dados como nome, foto do perfil ou mensagens de status também não serão compartilhados.

Uso dos dados para publicidade

Em nota o aplicativo de bate-papo informou que será possível receber recomendações de amizade no Facebook de contatos do WhatsApp. Essa ação é uma forma de testar maneiras para que pessoas possam se comunicar com estabelecimentos comerciais.

“Por exemplo, digamos que você tenha se registrado na lista de endereços da floricultura do seu bairro utilizando o mesmo número de telefone da sua conta do WhatsApp. Quando esta floricultura decidir anunciar no Facebook, você receberá estes anúncios também”, exemplificou o aplicativo.
O uso dos dados compartilhados com o Facebook para a escolha de anúncios na rede social será opcional. Se você optar por anúncios “não personalizados”, você pode escolher a opção de “não compartilhar” que está disponível nos novos termos de serviço e política de privacidade do WhatsApp.

 

Fonte: Escola do Marketing Digital