A importância do SEO (otimização para mecanismos de busca) para a sua empresa

11/01/2013

Neste artigo falarei sobre a importância do SEO (search engine optimization, em português otimização para mecanismos de buscas). Trata-se da otimização de uma página, no caso, da página da sua empresa ou até mesmo a otimização de blogs.

O objetivo principal dessa melhoria é para que o site seja compreendido de uma forma apropriada pelas ferramentas de busca, entre elas o soberano Google. Quanto melhor for o trabalho de SEO, melhor seu site será identificado pelos consumidores. A otimização de sites tem um papel fundamental para que a visibilidade do seu trabalho ou do produto da sua empresa seja perfeita. Ora, uma boa visualização do seu serviço significa aumento de vendas e, na consequência, aumento de lucro, de dinheiro em caixa.

Reestruturado por SEO, o site fica posicionado entre os principais resultados mostrados por um buscador. Logo, você chega as 10 melhores posições do Google, o que no mercado competitivo de hoje, no mundo digital, é considerado a perfeição de uma campanha.

É um trabalho árduo de reposicionamento, mas que trará resultados mais significativos do que simplesmente trabalhar com links patrocinados. Além de ter de pagar para ter o site de sua empresa entre os primeiros, você ainda estará sujeito à franca concorrência. Nesse modelo de marketing digital, quem tem mais poder de investimento vence com facilidade.

A ferramenta de otimização surgiu devido às novas gerações dos sites de buscas. Antes, quando você digitava algo no Google, por exemplo, ele te dava resultados por ordem alfabética. Com o passar do tempo, o próprio buscador viu na necessidade de ganhar dinheiro uma forma de promover um serviço de qualidade, elencando seus sites por critério decrescente de resultados.

O recurso mais utilizado pelo SEO é utilizar de uma forma adequada as palavras-chaves que a sua empresa trabalhará. Uma empresa de táxi aéreo, por exemplo, trabalhará essas duas principais palavras para ser alavancada para o top 10. Assim, dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes. É dessa forma que o Google faz a separação de serviços e produtos. Logo, quanto mais o site da sua empresa fora acessado, mais você terá condições em aparecer entre os primeiros resultados nos buscadores.

Por Michel Oliveira, diretor da SEO & Links Patrocinados.

Fonte: Blog Mídia 8